A Faz de Conto Livraria cria a iniciativa “Adota uma editora” levando a Coimbra seis editoras independentes nacionais e de prestígio internacional, para promover o livro ilustrado e a leitura.
Para um livro nascer não basta ter uma história, é preciso escrever, reescrever, editar, rever, ilustrar, imprimir, encadernar, distribuir, promover. A cadeia do livro é complexa e longa, juntando profissionais de várias áreas.
Durante 6 meses, a livraria de Coimbra dedicada aos livros ilustrados, vai criar encontros de discussão e reflexão sobre o mercado do livro em Portugal e proporcionar momentos culturais de lazer através dos livros, como sessões de histórias e oficinas de ilustração, recebendo editores, escritores e ilustradores.
Os desafios que os profissionais a editar em Portugal enfrentam são vários, como a pequena dimensão do mercado, a reduzida taxa de leitura da população e a falta de infraestrutura de uma forma geral. A escassez da matéria-prima dos livros - o papel, está a fazer aumentar o seu custo de produção e consequentemente o seu valor final.
Apesar de tudo isso, o mercado do livro ilustrado em particular está em crescimento e com grandes apostas por parte das editoras nacionais.
“Se o leitor tiver mais conhecimento sobre como é criado um livro e quem está envolvido no processo, dará mais valor ao objeto e a todo o trabalho necessário para ter um livro nas suas mãos.” - defende Sofia Correia, fundadora da livraria Faz de Conto e impulsionadora da iniciativa “Adota uma editora”.
Dia 21 de maio, recebemos a editora da Orfeu Negro e a ilustradora premiada Eduarda Lima.
Calendário geral de editoras adotadas (clicar no nome para conhecer os livros das editoras):
- Abril - Baduga
- Maio - Orfeu Negro
- Junho - Akiara Books
- Julho - Bruaá
- Agosto - Pato Lógico
- Setembro - The Poets and Dragons Society
1 livro da editora -> Acesso a 1 adulto + 1 criança